paróquia são josé Lago da pedra Ma

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

                                DESPEDIDAS DA IRMÃS LIDU E MARTA

ESTIVERAM DURANTE MAIS DE 40 ANOS EM NOSSA PARÓQUIA ESTAS IRMÃS QUE VAI FAZER MUITA FALTA COM SEUS TRABALHOS AUTENTICOS DE MISSIONARIAS MAS SABEMOS QUE VÃO PARA SUAS FAMÍLIAS, QUE DEUS SEMPRE OS ABENÇOE ONDE ELAS ESTIVEREM.
TODAS AS PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS DE NOSSA PARÓQUIA SÃO JOSÉ AGRADECE MUITO POR TUDO QUE ELAS FIZERAM, DESDE DE JÁ FICA A HOMENAGEM DA PASTORAL FAMILIAR DE LAGO DA PEDRA.

         X CONGRESSO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

                                                       
A PASTORAL FAMÍLIAR DE LAGO DA PEDRA ESTEVE PRESENTE NO X CONGRESSO DIOCESANO, REALIZADO NA CIDADE DE LIMA CAMPOS(MA), NOS DIAS 26,27 E 28 DE OUTUBRO DE 2012, COM O TEMA: A FAMÍLIA, O TRABALHO E A FESTA E O LEMA: O AMOR FAZ DA VIDA UMA MISSÃO.
ESTEVE PRESENTE 11 PARÓQUIAS DE NOSSA DIOCESE DE BACABAL, NO QUAL FOI ABORDADO MUITOS TEMAS IMPORTANTES COMO A EVANGELIZAÇÃO NAS FAMÍLIAS DA ZONA URBANA E ZONA RURAL E A QUILIFICAÇÃO DOS AGENTES DE PASTORAL FAMÍLIAR, COM MOMENTOS DE ESPIRITUALIDADES E REFLEXÕES PARA OS MESMOS.
                                                      
                    Família e vida social
 
Já não se ouve com a mesma intensidade aquele refrão que repetiu, por décadas, um veredito a respeito do fim da família. De sociólogos a outros tantos especialistas de diferentes áreas, há uma convicção incontestável de que a família tem centralidade e uma importância determinante na vida de cada pessoa. É um grande ganho fortalecer esse entendimento. A família é o lugar primário da humanização de cada um e da sociedade, um berço de vida e amor.
Nenhum lugar é tão favorável para o conhecimento e a experiência de Deus. Na família, a fé é transmitida pelo amor. Os limites conhecidos e experimentados não obscurecem ou invalidam esta força própria, até mágica e não palpável, que a família, como escola de amor, exerce na tarefa educativa. A Igreja Católica, em parceria com muitos segmentos da sociedade civil, considera a família como a primeira sociedade natural, titular de direitos próprios e originários. É fácil constatar o lugar central que é dado à família na vida social. Excluir ou deslocá-la desse lugar é correr o sério risco de causar um grave dano ao crescimento do corpo social inteiro.
Para compreender melhor a centralidade da família, é preciso compreender, à luz da Doutrina Social da Igreja, que essa instituição “nasce da íntima comunhão de vida e de amor, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, com dimensão social própria e originária, lugar primário de relações interpessoais, instituição divina colocada como fundamento da vida das pessoas e como molde de todo ordenamento social”. Não se pode desprezar a força que cada família agrega nos avanços sociais e na consciência política, bem como na experiência indispensável da féem Deus. Nãose pode ignorar, deixar de aprofundar e de refletir sobre a indiscutível importância da família para a pessoa.
Há um ambiente de vida criado pelo dom recíproco de um homem e uma mulher, chamados a viver como compromisso de amor. Este é o ambiente indispensável para que a criança desenvolva suas potencialidades e torne-se consciente de sua dignidade - o dom mais precioso para cada pessoa. Além disso, esta consciência sustenta a cidadania, que articula relações sociais e políticas dando à sociedade as condições necessárias para ser solidária e fraterna. Perdida esta consciência, ou mal formada, desvios de todo tipo podem sacrificar o caminho e os destinos da humanidade.
A sociabilidade humana, aprendida e experimentada na família, é determinante na sustentação da sociedade, do tecido de sua cultura. Esta sociabilidade é indispensável porque contribui de modo único para o bem comum. Por isso, a família deve ser prioridade. No horizonte dessa rica compreensão é que se discute a inoportuna equiparação legislativa entre família e uniões de fato. Esta equivalência está na contramão do modelo de família que não pode reduzir-se a uma precária relação entre pessoas. O debate público contemporâneo se defronta com o ideal de família que compreende a união permanente, originada pelo pacto entre um homem e uma mulher, fundado sobre uma escolha recíproca e livre. Uma escolha que implica a plena comunhão conjugal orientada para a procriação.
Pensando a tarefa educativa própria da família, é oportuno relacioná-la sempre com a vida econômica e com o trabalho. A família, quando protagonista da vida econômica, ensina a importância da partilha e da solidariedade entre as pessoas. De modo particular, é decisiva na formação profissional. A sociedade ganha quando a família faz do cidadão um trabalhador incansável, engajado na promoção do bem. Em se considerando a necessidade de avanços culturais e econômicos, a família precisa contribuir, sobretudo, com a educação para o sentido do trabalho, ajudar na oferta de orientações. A família tem, pois, um papel determinante no desenvolvimento integral humano, garantindo a qualificação da vida social.
 
 
Comissão de planejamento que foi realizado pela CDPF-2012

26 de novembro de 2011 Assembleia letiva do regional NE-V em São Luís.

02 de dezembro de 2011 encontro em Brejo de Areia – O DESPERTA PARA A PF.

11 de dezembro de 2011 – Planejamento Diocesano da CDPF em Pio XII

20 a 22/01/2012 Assembleia Regional NE-V em Imperatriz.

26 de fevereiro encontro diocesano de formação (Leitura Orante da Bíblia) Bacabal D. Armando e CDPF

11 de Março  encontro de formação para coordenadores, São Francisco e Santa Teresinha

15 de abril encontro de formação São José, Lago da Pedra reg. I

15 de abril encontro de formação São Benedito, Pedreiras reg. II

22 de abril encontro de capacitação Sagrado Coração de Jesus, Olho D’Água reg. III

06 de maio formação e capacitação Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Esperantinópolis. reg. II

01 de julho VI Ampliada, Bacabal (prog. O Congresso).

18 de Agosto Brejo de Areia orientação para o estudo do guia de implantação

02 de setembro formação Santo Antônio de Pádua, Trizidela do Vale.

09 de setembro capacitação e formação Sant’Ana, Bacabal. reg. I

30 de setembro capacitação e formação Nossa Senhora da Conceição, Paulo Ramos. reg. II

14 de outubro capacitação e formação, comunidade Nossa Senhora das Graças, Satubinha reg. III

20 de outubro viagem a Barra do corda para receber as imagens da Sagrada Família do Nacional e do regional na peregrinação.

25 e 26 de agosto encontro do Regional NE-V com o Nacional em Santa Inês

XIV Congresso Nacional de Pastoral Familiar. Local Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Multicenter em São Luis-Ma de 26 a 28 de setembro de 2014, Tema: A FAMILIA, O TRABALHO E A FESTA, Lema: ? Numero de participantes 700 a 900 agentes.

Assessor da CNBB, propostas para PF trabalhar 2013, A Boa Nova de Jesus (anuncio); Associação da PF; Comissão da vida – setor família; Ser PF com os filhos; Passar para a Diocese as informações do regional; Acessar o Site da CNBB; Aumentar a aquisição do livro Hora da Família; Criar vinculo de oração e espiritualidade.

Trabalho realizado pela Arquidiocese de São Luís.

a)Cultura da Paz – pintura em telas, escultura de ferro recicláveis etc.

b)Uma gota de esperança – doação de sangue pela PF

c)Cinco pães e dois peixe – dar assistência integral a família

d)Família acolhedora – o casal adota por 4 meses para recuperar a criança e assistência aos pais - sem o apego da criança.
que a Sagrada Família nos abençoe, Amem.