paróquia são josé Lago da pedra Ma

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Começa 51ª Assembleia da CNBB

Data e horário: 
quarta-feira, 10 Abril 2013 - 09:09
Créditos: 
Carlos Marcelo F.oliveira-pastoral Familiar lago da pedra Ma
Teve início na manhã do dia (10/4), em Aparecida (SP), a 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema central é "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". A missa de abertura, celebrada no Santuário Nacional de Aparecida, foi celebrada pelo presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno. Na homilia, o arcebispo de Aparecida recordou os fatos eclesiais que marcaram a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, destacando a 'humilde e corajosa' decisão do papa Bento 16 em renunciar e a eleição do papa Francisco - que quer uma Igreja pobre, para os pobres.
Presente na assembleia, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, vê o encontro como uma oportunidade de perceber a co-responsabilidade que todos os bispos tem pela condução da Igreja. Dom Odilo acredita que o principal desafio da Igreja no Brasil seja a evangelização, sua "primordial missão˜. Sobre o tema central, o cardeal explicou que a paróquia é a comunidade do povo de Deus reunida em torno de um padre e que seu principal desafio é adaptar-se à nova realidade urbana, com suas tecnologias e grandezas.
A sessão de abertura da assembleia, aberta à imprensa, contou com a participação do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D`Anniello. Dom Raymundo fez uma breve reflexão sobre o tema central da assembleia, apontando que o dinamismo missionário questiona as paróquias a se renovarem. Segundo o cardeal Damasceno, os bispos deverão retomar as conclusões do Documento de Aparecida, sobretudo no que diz respeito à necessária "conversão pastoral" das paróquias.
Dom Raymundo indicou, ainda, alguns dos demais temas que serão abordados durante a 51ª Assembleia, como, por exemplo, a questão da Reforma Agrária - tema sobre o qual, segundo o cardeal, a CNBB historicamente se debruça. Terá destaque na assembleia os últimos preparativos para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em julho na cidade do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 19, dia do encerramento da assembleia, os bispos receberão a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que percorreram todas as dioceses do Brasil e agora irão para o Rio de Janeiro. Os símbolos da JMJ deverão estar presentes na missa de encerramento e, logo apos a missa, os bispos deverão caminhar em procissão com os símbolos do Santuário até o Auditório Padre Vítor, onde está sendo realizada a assembleia.
Na coletiva de imprensa de hoje, primeira da 51ª assembleia, atendem aos jornalistas o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Scherer; o bispo auxiliar de Belo Horizonte (BH), dom Joaquim Mol; e o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen.
o nosso santo bispo Dom Armando está presente tambem que ele volte mais inspirado.

Leia também:

Começa em Aparecida a Assembleia dos Bispos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário